O Ministério dos Transportes divulgou o passo a passo para tirar habilitação sem precisar das 45 horas de aula teórica e 20 horas práticas obrigatórias.
As mudanças:
Curso teórico vira opcional — você escolhe se estuda online (de graça pelo governo), na autoescola ou por conta própria
Aulas práticas também ficam opcionais — pode contratar instrutor avulso ou usar seu próprio carro
Provas teórica e prática continuam obrigatórias (nada de "free pass")
A timeline: Projeto está em consulta pública até 1º de novembro. Governo quer implementar ainda em 2025. Já recebeu 10 mil contribuições em menos de uma semana.
Por que isso importa: O custo médio da CNH hoje é R$ 3.215, sendo 77% gasto com autoescola. O governo projeta redução de até 80% no valor final. Isso pode democratizar o acesso à habilitação para quem não tem R$ 3 mil sobrando — especialmente mulheres e pessoas de baixa renda, públicos que o governo quer alcançar.
O processo: Você ainda precisará fazer biometria no Detran, exames médicos e psicológico, e passar nas provas teórica e prática. A diferença é que agora você decide como (e se) quer se preparar.
A polêmica: A medida não precisa passar pelo Congresso — será feita por portaria. Autoescolas, obviamente, não estão felizes
Compartilhar:
Quem tem bolca família tem direito a auto escola de graça
Meu filho tem 18anos quer tirar carteira.mas não temos recursos.
Por mais que ele quer.nao temos condições. É o sonho dele.sabe dirigir. É atencioso.mais está longe dos nossos padrões financeiro
Meu filho tem 18anos quer tirar carteira.mas não temos recursos.