Ao falarmos de livros clássicos, a ideia nos remete a verdadeiros calhamaços, mas nem sempre é assim! Hoje, trago, de forma emotiva e com gratidão, essa leitura incrível e curta, com apenas 124 páginas. Refiro-me à maravilhosa obra O Velho e o Mar, que rendeu ao escritor Ernest Hemingway nada menos que o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.
Essa obra magnífica, da qual ouso humildemente resenhar, nos proporciona literalmente um verdadeiro mergulho em águas profundas, acompanhando a saga do velho Santiago em busca de redenção, após 84 dias de verdadeiro insucesso no seu ofício, provocando uma onda de descrença nos seus colegas pescadores.
Há também uma abordagem singela e comovente sobre amizade representada pela figura de um menino pescador, cuja lealdade silenciosa e a admiração, revelam muito sobre a humanidade que cerca Santiago.
Nas primeiras horas do octogésimo quinto dia, o velho pescador resolve retornar às águas para uma nova tentativa. Em busca de reconciliação consigo e com a natureza, persegue o que considera, no seu íntimo, a última tentativa de realizar a sua pesca, provando que este homem ainda está vivo e forte, apesar das aparentes marcas que a vida proporcionou-lhe debaixo do sol.
A narrativa é muito fluida e gira, na sua maior parte, em torno da pesca de um peixe gigante e da luta incessante de Santiago, que faz de tudo para conseguir abatê-lo.
São horas a fio na entrega de uma força física e psicológica inexoráveis em busca do seu sucesso. E mais do que essa luta, o livro nos traz, com grandiosidade, questões como solidão, perseverança, fé, força e orgulho, que nos possibilitam profundidade e riqueza de aprendizados em tão poucas páginas. O monólogo apresentado é riquíssimo e comovente, onde o protagonista busca forças em si mesmo para vencer sua batalha.
“O homem não foi feito para a derrota. Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.”
Reforço a minha gratidão pela oportunidade de conhecer essa história e indico absolutamente a leitura!
Ficha técnica
Título: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil ou Livros do Brasil
Páginas: Aproximadamente 126
Idioma: Português
Compartilhar:
Adorei demais a resenha! Fica a vontade de ler essa história todinha! Parabéns amiga, muito sucesso e aguardo as próximas indicações!
A resenha, mto objetiva, nos convida a ler a história. É significativa a força, fé, coragem e principalmente, solidão, do pescador Santiago.
Amei a narrativa!
Alineee! Não falou, mas já me considero! Vamos??🥰😃
Obrigada pelas considerações, sem dúvida fazem toda diferença para eu continuar, além de aquecer o coração um feedback tão especial!!❤️❤️❤️
Já falei que quero ser sua amiga?
Adorei a resenha e estou com esse clássico na minha wishlist!
Preciso finalizar um livro de uma Leitura Coletiva em 2 semanas.
A propósito, gosto muito da forma clara e objetiva que você escreve. Nunca pare!